quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Semana das Ciências 2013 - XIV - Workshop Scratch



  Workshop  Scratch na Semana das Ciências 2013


A sessão decorreu dia 8 de Fevereiro e foi com entusiasmo que os alunos do 7º ano entraram na sala 49, na perspetiva de ter uma aula dada pelos colegas mais velhos.
A Ana, o Jorge e o Miguel estiveram de parabéns pela forma organizada como preparam a sessão, começando por apresentar o software, desconhecido para a grande maioria, e alguns exemplos de programas que se podem encontrar no site da Sapokids, onde o Scratch está disponível para download gratuito.




De forma a partilhar a experiência que adquiriram este ano na programação em Scratch, os alunos Ana Minguéns (12ºC), Jorge Alves (12ºC) e Miguel Correia (12ºB) promoveram uma workshop de programação para a turma do 7ºF da escola.





Depois da introdução, aos alunos do 7º ano foi proposto que experimentassem vários comandos do Scratch, repetindo o que ia sendo projetado, de forma a compreender a estrutura do programa e a filosofia de programação.
Ao fim de 90 minutos, surgiam já as primeiras animações, tiravam-se já dúvidas para resolver problemas concretos e a imaginação de cada um começou a seguir o seu caminho.
Foi uma sessão bastante participada e uma experiência nova também para os alunos do 12º ano, porque preparar e apresentar uma workshop a 30 colegas mais novos não é para qualquer um...
Fica o registo fotográfico que agradecemos ao Pedro Sabido (12ºB).



A equipa da Biblioteca Escolar agradece a todos os alunos envolvidos e um obrigada especial à profª Ana Carneirinho.



Sem comentários: